O que esperar das crianças?

Quando digo que as crianças são os maiores professores da vida, é porque não tenho dúvidas que realmente são.

Hoje tive o prazer de participar de um projeto literário na escola onde estudei quando criança. Uma escola que tive o primeiro contato com as letras, onde aprendi a ler e escrever, que me ensinou a paixão pela literatura. Tenho enorme admiração pela educação proporcionada por essa instituição.

Voltei lá com muito orgulho e prazer para apresentar a essa nova geração como é gratificante escrever e sonhar. Mostrei meu trabalho e falei de onde tiro ideias para os textos.

Aquelas crianças escutavam atentamente e tinham curiosidade que podia se notar no olhar. Logo após, os deixei à vontade para fazer perguntas.

Foram várias perguntas de todos os tipos vinda daquelas crianças que beiravam ter entre 9 até 11 anos de idade. Respondi a todas com muito carinho.

Mas uma das perguntas me tocou fundo. Me fez ficar pensativa, me fez refletir. E para minha surpresa, essa tinha sido umas das primeiras perguntas que tive que responder.

Dedinho levantado para perguntar, e dou a palavra para aquela aluna que me perguntou, com muita inocência, o seguinte:

- Você é uma adulta com alma de criança?

Oi???

Nem preciso contar que fiquei emocionada e engasgada. Dei um sorriso de lado sem saber qual seria a resposta para uma pergunta tão inusitada!

Trouxe essa pergunta comigo e agora, depois de muito pensar, mas com muita convicção, consigo te responder querida aluna:

- Sim! Sou uma adulta com alma de criança!

E muito obrigada por me fazer enxergar quem realmente sou!

Vou seguir torcendo que você também chegue ao mundo dos adultos e traga consigo sua alma de criança.

Porque a minha, você acabou de me mostrar... A minha alma de criança nunca saiu de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um domingo qualquer

Maturidade

Outros sons